Páginas

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Prefeitura realiza trabalho preventivo para controle de escorpiões

Biólogo avalia a área física do cemitério sobre as ocorrências de escorpião amarelo

Unidades de rede de ensino municipal estão sendo vistoriadas desde o final de 2013. Cemitérios também estão sendo visitados e analisados

Desde o final do ano passado, a Prefeitura da Estância Turística de Salto realiza um trabalho preventivo de controle de escorpiões em todas as unidades de ensino da rede municipal e nos dois cemitérios da cidade.

Até o momento já foram vistoriadas, a unidade vinculada ao CEMUS VI no Jardim Iracema, a INCISa (Centro de Iniciação Científica de Salto), o CEMUS VII e escolas vinculadas de Educação Infantil II e III no Salto de São José, o CEMUS XI no Jardim Planalto e escolas vinculadas de Educação Infantil I, II e III no Jardim das Nações.

O trabalho consiste na vistoria dos espaços públicos para averiguação de condições que possam beneficiar o esconderijo e reprodução de escorpiões como lugares úmidos e esgoto.

Na terça-feira, 28 de janeiro, os biólogos, Leandro Bernardes do Departamento de Zoonoses, e Cleusson Brussatti Bortoleto da empresa Théo & Cia analisaram o Cemitério da Saudade. Segundos os profissionais será necessário o retorno ao local no período noturno, já que muitas espécies de escorpiões só podem ser encontradas a noite. Também está prevista a visita ao Cemitério do Éden.

Após a vistoria serão redigidos relatórios com a situação dos locais visitados e indicadas ações a serem adotadas, além da realização de workshops.

Em breve, a Secretaria Municipal de Educação irá agendar uma palestra com intuito de fazer esclarecimentos e orientações aos professores e funcionários da rede municipal de ensino.

De acordo com os biólogos, o verão é a época mais propícia para o aparecimento dos escorpiões por causa do calor e deve-se ter atenção redobrada sob crianças de até seis anos e idosos com mais de 60 anos, fases em que o sistema imunológico é mais vulnerável.

“Os escorpiões típicos em Salto são o marrom, tityus bahiensis, e o amarelo Tityus serrulatus. Este último não precisa do macho para se reproduzir, sendo que cada fêmea gera 1.600 escorpiões em um ano”, contaram. “Algumas aves são predadoras do escorpião como a coruja buraqueira, suindara, calango e a lagartixa que costuma comer os filhotes”, concluíram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário