Páginas

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Rio Tietê seco e sem Oxigênio está matando cada vez mais peixes em Salto

Poluição das águas e estiagem comprometem a vida ainda existente no Rio Tietê.


Conforme reportagem do Jornal Taperá do dia 16 de agosto de 2014, " A falta de chuvas que castiga São Paulo tem reduzido drasticamente o nível do Rio Tietê, tornando a sua já poluída água cada vez mais inviável para a vida dos peixes, em virtude da concentração de produtos químicos e diminuição do oxigênio.
O Resultado é que cada vez mais peixes têm procurado os córregos da cidade que deságuam no Tietê, como o Ajudante e o Guaraú, em busca de águas menos sujas e com mais oxigênio, mas estes dois MANANCIAIS, também poluídos, e com nível baixo, têm causado a morte de muitos peixes...."

Realmente o nível do rio Tietê esta preocupante, e seus mananciais não estão diferentes, como sabemos as corredeiras de Cabreúva e Itu, (Estrada Parque), são responsáveis por fazer uma grande parte de troca gasosa das águas do Tietê, oxigenando-as, e por sua vez triturando a matéria orgânica que suas águas carregam.
Seguindo a mesma função a queda de Salto e suas poucas corredeiras no decorrer possuem a mesma função, mas com o nível das águas esta operação natural está prejudicada.

Ás águas de nossos rios e riachos que desaguam no Tietê, possuem suas águas tão poluídas, quanto, e os peixes a sentirem a movimentação da água por menor que sejam procuram oxigênio nestas, mas podem estar recebendo produtos químicos piores e mais concentrados vindo a morte.

Precisamos cuidar da saúde de nossos rios e mananciais, para despoluir suas águas e preservar suas margens, não podemos mais colocar a culpa nas águas do Tietê, pois se a que mandamos para ele, estão em condições inaceitáveis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário