Páginas

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

ÁGUA

Onde esta a água?

Boa noite.

Hoje estive pensando muito sobre a questão da falta de água em nossos municípios.

Depois que ouvi o relato de um amigo, sobre um pessoa que estava em um ponto de ônibus, sobre a sombra fresca de uma árvore, e reclamava da mesma, que as folhas entupiam calhas e sujavam as ruas.

Estas tais árvores, em quantidade que permitem que a água penetre no solo, abastecendo lenções freáticos e mananciais, pois a terra lisa apenas serve de calha para a água escoar rapidamente, como a pavimentação de nossas vias públicas.

Postei a matéria sobre a queimada na Serra do Japi. Tempo seco, sem chuvas, as árvores remanescentes mantém o microclima da região juntamente com a água que lá existe, mas agora que a queimada toma conta, como ficarão as nascentes que abastecem nossos mananciais.

Quando o ser humano terá consciência que se não sair da zona de conforto nada irá mudar, entender que mais vale varrer a calçada e limpar a calha, do que não ter o frescor de uma sombra, que estas mesmas árvores servem de barreira verde contra a poluição do ar.

Preservar 20% da mata nativa não deveria ser somente por lei, mas sim obrigação, principalmente se nesta área possuir nascentes. Quem tem nascentes,córregos e rios em suas propriedades, deviria não só por lei, proteger suas margens, para que a água continue a fluir.

Mas ainda ouvimos senhoras ao lavar suas calçadas, dizer " Eu pago por esta água", ou " Quando á água acabar, eu não estarei mais aqui, problema de quem ficar".

Ver o sofrimento de cidades vizinhas, devido a falta de água potável, e não perceber que seriamos os próximos, pensar somente em construir e lucrar, " SE A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, A DO GALÃO TAMBÉM VAI ACABAR", é fato.

Vamos preservar as árvores que ainda existam, " SUSTENTABILIDADE" , vamos preservar as nascentes, vamos plantar árvores fora e dentro das cidades, vamos cobrar o desmatamento zero da Amazônia, que regula nosso clima.

Vamos lutar para ter, e não lutar para tomar dos que tem.

Por. Biólogo Prof° Cleusson Brusatti Bortoleto

Nenhum comentário:

Postar um comentário